JOGO DE DOMINÓ COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA ÁREA DE QUÍMICA INORGÂNICA

Domino game as a teaching strategy in the Inorganic Chemistry area

  • Talissa Naomi Oka
  • Eliane do Rocio Alberti
  • Guilherme Sippel Machado
Palavras-chave: Jogos didáticos; Ludicidade; Ácidos e bases inorgânicas; Reações de neutralização.

Resumo

Baseando-se nos modelos e regras do jogo clássico de dominó, uma proposta adaptada do jogo foi preparada com o conteúdo de ácidos e bases inorgânicas e a reação de neutralização entre eles. O jogo foi aplicado em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, tendo como objetivo principal criar uma estratégia lúdica para abordagem do tema. A aplicação foi dividida em duas fases: na primeira fase (fase parcial) o jogo foi aplicado com o intuito dos estudantes interagirem com o objeto, identificarem e diferenciarem as substâncias contidas nas peças; já na segunda fase (fase integral) o jogo foi aplicado na íntegra, com todas as regras desenvolvidas para o jogo. Em ambas as fases os alunos registraram os reagentes e estipularam os produtos a serem formados, na maioria dos casos com autonomia. O resultado foi positivo, pois houve boa aceitação pelos alunos, com uma perceptível motivação pela dinâmica que o jogo proporcionou.

Publicado
2021-04-26