A CIÊNCIA E A FICÇÃO: COMO APROXIMAR ESSES MUNDOS NO ENSINO DAS RADIAÇÕES

  • Leticia Maria Oliveira UNIVASF
  • Neuma Santos Silva
Palavras-chave: Mídias audiovisuais; Ensino de Ciências; Cultura do Aluno; Cultura Científica; Ficção Científica.

Resumo

Mídias audiovisuais, com suas imagens, desenhos, cinema, séries, entre outros, vêm cativando e influenciando a sociedade, em especial, os jovens, constituindo hoje uma de suas principais fontes de entretenimento. Contudo, as mídias audiovisuais ainda são pouco utilizadas no ensino de Ciências, estando esse ainda fortemente influenciado pelo método tradicional, visando a mera reprodução, o que gera o desestímulo dos estudantes. Assim, o trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade educativa das mídias audiovisuais no ensino de Ciências para estudantes do Ensino Fundamental, utilizando-as como ferramenta didática, promovendo um ensino mais atrativo, aproximando a cultura cotidiana da cultura científica. A metodologia foi realizada em oficina temática sobre radiação para os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram-se bastante favoráveis ao uso das mídias audiovisuais para auxiliar o processo educativo da área das ciências, trazendo vários benefícios que fortalecem o seu potencial pedagógico, o que pôde ser verificado, tanto na compreensão conceitual, como na maior participação ativa por parte dos estudantes, em análises quantitativas e qualitativas.

Publicado
2021-12-21