A ZOOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: O CONHECIMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A CLASSE REPTILIA E A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

The Zoology in the school context: the knowledge of students and teachers about the Reptilia class and the use of playful activity in Basic Education

  • Daniela Lima de Maria
  • Marcela Meira Ramos Abrantes
  • Stephenson Hallison Formiga Abrantes
Palavras-chave: Répteis, Ciências, Ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar os conhecimentos de alunos e professores de Ciências do Ensino Fundamental, acerca dos répteis e comparar a motivação e aprendizagem dos alunos com a intervenção de um jogo didático. Foram selecionadas nove escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Patos – PB. A metodologia consistiu na aplicação de um pré-teste, jogo didático, pós-teste e questionário para professores. A análise dos resultados foi feita de forma qualitativa e quantitativa e foi aplicado o Teste t de Student. Participaram da pesquisa 313 alunos e 15 professores, os resultados confirmam que, no pré-teste, (30%) dos alunos acertaram sobre os representantes do grupo dos répteis e no pós-teste, após o jogo, o resultado cresce para (81%). O Teste t indicou que o resultado do jogo didático foi significativo. O jogo didático proporcionou uma aula curiosa, interativa, dinâmica e extrovertida, que resultou na melhoria nos resultados encontrados no pré-teste.

Publicado
2018-08-03