JOGO DIDÁTICO DE CARTAS PARA REVISÕES CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Educational Card Game for Conceptual Revisions in the Teaching of Organic Chemistry

  • Edemar Benedetti Filho
  • Alexandre D. Martins Cavagis
  • Luzia Santos dos Santos Benedetti
Palavras-chave: Jogo didático; Ensino de Química; Formação cidadã.

Resumo

O presente artigo descreve o desenvolvimento de um jogo didático de cartas e sua aplicação no ensino de Química Orgânica, mais especificamente na revisão de conceitos relacionados à identificação e reconhecimento de fórmulas estruturais, regras sistemáticas de nomenclatura, bem
como propriedades de compostos pertencentes a diferentes funções orgânicas. O jogo foi aplicado em salas de aula de uma escola pública, com participação de 84 alunos cursando o 3º ano do Ensino Médio, envolvendo também o professor de Química e estudantes de licenciatura em Química, no âmbito da disciplina de estágio supervisionado. Avaliações realizadas antes e após a aplicação do jogo demonstraram melhora na aprendizagem e aumento de interesse dos alunos pela disciplina. Os resultados também permitiram constatar que o jogo contribuiu para o desenvolvimento de habilidades essenciais à formação cidadã, tais como iniciativa e capacidade de argumentação, ampliando a cooperação coletiva e melhorando as relações interpessoais em sala de aula. Dessa forma, reiteram-se a importância e a eficácia das atividades lúdicas, tanto na motivação à aprendizagem quanto na formação inicial e continuada de professores de Química.

Publicado
2021-04-02