O POTENCIAL DOS ESPAÇOS NATURAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

The Potential of Open Spaces for Teaching Chemistry: a Proposal for Experimentation with an Interdisciplinary Approach

  • Paula Macedo Lessa dos Santos
  • Carla Márcia Alvarenga da Silva
  • Cíntia Teles Siqueira
  • Debora Fiame Alves
  • Nádila Maria Corrêa da Cunha Esteves Alves
  • Antonio carlos de Oliveira
Palavras-chave: Aula na praia; Análise de água; Experimentação Investigativa: Espaços não Formais de Educação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo explorar o potencial de espaços não formais de aprendizagem, como instrumento ativo e efetivo para a formação continuada de docentes da Química. Metodologicamente, adotou-se um planejamento baseado em três etapas: pré-visita, visita
e pós-visita, uma roteirização pré-estabelecida pelos professores e experimentos voltados à análise da água da Baía de Guanabara, inspirados numa abordagem investigativa para o ensino de ciências. O espaço visitado foi a praia do manguezal, situada na Ilha do Fundão, RJ. O público-alvo foram professores em formação continuada, estudantes de um mestrado profissional em Ensino de Química. Como resultado, os professores perceberam a complexidade em se aliar os conhecimentos escolares aos experimentos investigativos, integrando-os ao espaço não formal de aprendizagem. O protagonismo do estudante e as muitas outras possibilidades de atividades que tais espaços podem propiciar foram apontados pelos participantes.

Publicado
2021-04-02