A ORIGEM DA VIDA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

The origin of life through experimentation as a didactic instrument in science teaching

  • Darlize Déglan Borges Beulck Bender
  • Luane Ehle Joras
  • Vanessa Candito
  • Maria Rosa Chitolina Scheteinger
Palavras-chave: Investigação; Aprendizagem; Método Científico; Teoria e Prática.

Resumo

Este estudo objetivou contribuir para uma aprendizagem significativa e colaborativa em uma situação-problema para auxiliar na construção do conhecimento sobre o tema Origem da Vida, além de compreender um pouco mais sobre o método científico. Sendo assim, realizou-se uma
experimentação semelhante à realizada pelo médico italiano Francesco Redi (1626-1697), a partir das etapas do método científico. Participaram deste trabalho 47 educandos de duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma instituição escolar privada de Santa Maria/RS. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo e os resultados foram organizados através do Programa GraphPad Prism 6. Os resultados obtidos foram muito significativos uma vez que ao utilizarem o método científico como forma de investigação na prática, os estudantes também puderam refletir e compreender fenômenos que acontecem diariamente. Embora simples, acredita-se que a metodologia proposta constituiu um instrumento válido e eficaz no processo ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento científico dos educandos, pois é uma ferramenta mediadora que relaciona a teoria e prática.

Publicado
2021-04-02