ENSINO DE ECOLOGIA NA PESPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Teaching ecology in the perspective of Historical - Critical Pedagogy: an report of experience in basic education

  • Lucas Martins de Avelar
  • Adrielly Rodrigues Alves
  • Larissa de Mello Evangelista
  • Rones Deus Paranhos
Palavras-chave: Unidade didática; Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino de ciências; Formação de professores

Resumo

Este trabalho versa sobre as atividades realizadas durante a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia. O objetivo do estudo foi elaborar, desenvolver e avaliar uma unidade didática segundo a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para o ensino de Ecologia em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental II de uma das escolas parceiras do estágio. A proposta configurou-se a partir da relação conteúdo e forma e teve como referencial para a seleção dos conteúdos biológicos Nascimento Jr (2010) e para a organização pedagógica das atividades a PHC de Saviani (2013), didatizada por Gasparin (2012). Foram realizadas quatorze aulas, nas quais foram problematizadas diferentes dimensões dos conteúdos de Ecologia. A análise da experiência vivida no estágio aponta que a maior dificuldade reside no fato da não compreensão total por parte dos educandos e educandas sobre a natureza do
conhecimento científico e seus conceitos como saberes em movimento, produto de construções humanas sócio historicamente localizadas. A hipótese é de o período relativamente curto de estágio, cerca de três meses, tenha contribuído para a não identificação pelos professores estagiários de todos os possíveis elementos de mobilização dos discentes. Todavia, mesmo em curto período, a unidade didática
proporcionou aos alunos e alunas, mesmo que de forma embrionária a ressignificação de seu olhar frente aos conteúdos da ecologia. Os resultados sinalizam ainda a necessidade da inserção integral da PHC enquanto fundamento organizativo para um ensino de ciências e biologia que vise a humanização dos sujeitos.

Publicado
2021-04-02