ABORDAGEM DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS ATRAVÉS DO TEATRO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E DA EJA

Approach to sexually transmitted infections through the theater for high school EJA students

  • Athyla Caetano
  • Regisson da Silva
  • Danielli Veiga Carneiro Sondermann
  • Glaziéla Vieira Frederich
  • Sidnei Quezada Meireles Leite
  • Caroline Azevedo Rosa
Palavras-chave: Educação em Saúde; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Teatro na Escola.

Resumo

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) representam o problema de saúde pública mais comum em todo o mundo e, no Brasil, tem registrado crescimento do número de casos entre jovens. Por isso, ações nesse segmento devem ser intensificadas, em especial, a promoção da Educação em Saúde, abordada de forma significativa e transformadora, que possibilite ao jovem identificar e avaliar situações de riscos à sua saúde e assim, diminuir suas vulnerabilidades frente às IST. Este trabalho trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa descritiva, realizado a partir da construção de um roteiro teatral com bonecos de fantoches para abordar a problemática das IST com estudantes da educação básica. Os dados emergiram de observações, relatos orais e escritos. A partir da análise dos dados é possível afirmar que este roteiro teatral se mostrou ser uma excelente ferramenta de Educação em Saúde, capaz de contribuir para desconstrução de preconceitos, diminuição da vulnerabilidade de jovens frente às IST e, consequentemente, para a prevenção de novos casos de IST.

Publicado
2021-04-02