RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE MICRORGANISMOS POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS EM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Reframing of concepts about microorganisms through concept maps in high school students

  • Paloma Nathane Nunes de Feitas
  • José Fabiano Costa Justus
  • Sonia Alvin Veiga Pileggi
  • Marcos Pileggi
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Ensino de Microbiologia. Mapas Conceituais.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a concepção que alunos do ensino médio possuem sobre microrganismos por meio de mapas conceituais. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública no estado do Paraná. A metodologia fundamentou-se na construção de uma sequência didática e na elaboração de mapas conceituais, que foram analisados utilizando o método adaptado a partir da Análise Estrutural de Mapas Conceituais. As atividades da sequência didática ocorreram por meio de aula teórico-prática, na qual foram abordados os principais grupos de microrganismos e suas características, a desvinculação de interpretações equivocadas por parte dos alunos, bem como a relação e contribuição desses organismos ao seu cotidiano. Além disso, a microbiologia foi abordada como ciência e em seus aspectos práticos, demonstrando como ocorre o cultivo desses seres para pesquisas, quando os alunos tiveram a oportunidade de coletá-los e observá-los. Foram obtidos dois mapas, um antes e outro após essa intervenção didática. No primeiro mapa obtido há o reflexo de que a microbiologia pode parecer abstrata. No segundo mapa as atividades possibilitaram desvincular determinados conceitos do senso comum e aproximar os alunos de conceitos científicos de modo a
levá-los a compreender a importância do conhecimento científico e de como isso pode levar a transformações em suas vidas.

Publicado
2021-04-02