FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA À DISTÂNCIA: A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA

Continuing and distance education of physics teachers: the science epistemology

  • Francisco Alexandre de Oliveira Feitosa
  • Afrânio Araújo Coelho
Palavras-chave: Formação continuada; educação à distância; epistemologia da ciência.

Resumo

Aqui se apresenta a síntese de uma pesquisa que descreve e analisa qualitativamente um curso à distância, via Internet, sobre Epistemologia da Ciência para professores de Física (CEC). O primeiro objetivo do CEC foi discutir a pertinência e importância da epistemologia da Ciência para o ensino da Física. O segundo objetivo foi apresentar os principais pressupostos da epistemologia de Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Paul Feyerabend e Gaston Bachelard e discutir o reflexo dessas ideias sobre a prática docente de Física. Já o objetivo da pesquisa foi avaliar a viabilidade e eficácia do CEC. Apesar da alta taxa de evasão, os concludentes tiveram um bom desempenho nas atividades propostas e se mostraram motivados ao longo de todo curso obtendo ao final resultado satisfatório.

Publicado
2021-04-02