TRILHANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE UM TEMA GERADOR

Traveling paths for natural Science teachings in youth and adult education from a generator theme

  • Renata Deli da Rosa Ribeiro
  • Josiane Marques da Silva
  • Diuliana Nadalon Pereira
  • Sabrina Gonçalves Marques
  • Cristiana Muenchen
Palavras-chave: Investigação Temática; EJA; Ciências da Natureza

Resumo

O presente artigo contempla uma pesquisa, desenvolvida no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, que teve como objetivo a realização do processo de Investigação Temática para obtenção do Tema Gerador como estruturante curricular da área de Ciências da Natureza, em
uma escola que engloba múltiplas comunidades. Assim, a partir deste estudo, se percebeu que a busca pelo Tema Gerador nesse cenário pode ser viável através de um tema mais amplo, o qual é capaz de contemplar as principais contradições vivenciadas pelos sujeitos. Dessa maneira, os
resultados que emergiram neste estudo sinalizam para a possibilidade de utilizar “A Segunda Capital Farroupilha que Queremos!” como Tema Gerador com outros aspectos que podem ser elencados como subtemas e que contribuem para o desenvolvimento dos conhecimentos da área
de Ciências da Natureza. Portando, visto os resultados obtidos, considera-se como necessária a ampliação das ações no processo de obtenção do Tema Gerador, para melhor compreender as contradições vividas por todas as comunidades, bem como do uso de mais instrumentos que
auxiliem nas problematizações da realidade das comunidades.

Publicado
2021-04-02