UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA CIÊNCIA POR MEIO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM
A Historical Approach of Science through Learning Projects
Resumo
Este artigo apresenta um projeto desenvolvido em uma escola de São José dos Campos, que objetivou desenvolver a alfabetização científica de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, levando-os a compreenderem a Ciência como um processo histórico e a identificá-la no cotidiano, por meio de projetos de aprendizagem, aplicado a partir da perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Esta é uma pesquisa-ação, do tipo exploratória, descritiva e de caráter qualitativo. Foram aplicados questionários, de acordo com a escala Likert, para avaliar o trabalho em equipe, a construção dos conhecimentos científicos e a metodologia aplicada de projetos de aprendizagem. Ao final os alunos realizaram uma apresentação na forma de teatro interativo. Pontuaram, como principal dificuldade, os conflitos existentes no trabalho em equipe, mas avaliaram o desenvolvimento dos projetos como uma metodologia que contribuiu para a construção do conhecimento, aspecto também evidenciado pelo avanço de 42% na nota de uma avaliação dissertativa realizada.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.