LITERATURA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: ATIVIDADES PARA GERAR REFLEXÃO COM CRIANÇAS DA CRECHE
Literature and socio-scientific issues: activities to generate reflection with daycare children
Resumo
O estudo é um relato de experiência realizado a partir da articulação de leituras e algumas atividades desenvolvidas com crianças da Educação Infantil. Partindo da leitura de poemas do livro ‘Colo da avó’ de Roseana Murray, voltadas para o universo infantil, escritos pela autora para os netos, realizamos rodas de conversa, brincadeiras, trabalhos manuais, atividades culinárias, reunião com as avós das crianças para um chá etc. A proposta da leitura do livro partiu de um projeto da creche realizado em 2017. Utilizando como fio condutor os poemas lidos, realizamos atividades que oportunizassem reflexões sobre questões sociocientíficas (cuidado com o meio ambiente, reaproveitamento de brinquedos e de alimentos) relacionadas às realidades das crianças. Incluímos seis atividades sempre feitas após a leitura de algum poema. Como resultados percebemos que, para além do estímulo no interesse das crianças pelos poemas e pela leitura, explorado na vivência do cuidado com o meio ambiente, foi possível levá-las a se formar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Desta forma, oportunizando a conscientização crítica para com o meio
ambiente.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.