O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA E UM SUCINTO RESGATE DE SUA HISTÓRIA: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
The International Year of the Periodic Table and a short rescue of its history: implications for scientific education through scientific dissemination
Resumo
A Tabela Periódica é, normalmente, vista pura e simplesmente como aquela derivada dos estudos de Mendeleev, sem contextualização e que se apresenta colada em paredes de laboratórios. Nesse sentido, esse artigo realiza uma sucinta reflexão histórica voltada para o século XIX e o
desenvolvimento da Tabela Periódica e enfatiza a relevância de estudos acerca da divulgação científica para Educação Científica. Além disso, apresenta um projeto de divulgação científica desenvolvido no âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica dos elementos químicos e do sesquicentenário da publicação da Tabela Periódica de Mendeleev, promovidos em 2019, que abordaram a contextualização histórica e o futuro da Tabela Periódica que pode envolver a Teoria da Relatividade Restrita.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.