UM ESTUDO SOBRE INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM ENFOQUE NO PROCESSO DE MODELAGEM CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO
A study about meaningful learning evidences in experimental activities focused on the scientific modeling process in middle school
Resumo
Investigar os resultados da implementação de atividades experimentais que envolvem estudantes de Educação Básica ativamente na tomada de decisão sobre o delineamento de experimentos, passando pela coleta e análise de dados até a construção de conclusões baseadas em evidências, é o foco do presente trabalho. Adaptando a metodologia de Episódios de Modelagem, já utilizada no Ensino Superior, para o Ensino Básico, implementamos duas atividades em uma turma de Ensino Médio: uma sobre pêndulos e outra sobre geração de energia elétrica. Especificamente, buscamos indícios de aprendizagem significativa, entendida na acepção de David Ausubel, quando grupos de alunos realizam atividades focadas no processo de modelagem científica. Respondemos a seguinte questão de pesquisa: Como a modelagem científica pode propiciar melhores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa de conhecimentos científicos durante a realização de atividades experimentais na Educação Básica? Encontramos indícios de que, dos cinco grupos de alunos investigados, quatro demonstraram evidências de aprendizagem significativa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.