DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO DE ANÁLISE DE DIAGRAMAS SOBRE MEIOSE QUE AUXILIA AVALIAR ERROS DE COMPREENSÃO SOBRE A DIVISÃO CELULAR

Development of a method for analysis of meiosis diagrams to help evaluating misunderstandings about cell division

  • Luis Fonseca Guerra
  • Rafaela Cardoso Ribeiro
  • Marina de Lima Tavares
  • Adlane Vilas-Boas
Palavras-chave: aprendizagem de genética, diagramas de meiose, cromossomos, ploidia, licenciandos.

Resumo

A meiose é um dos conteúdos de genética que os estudantes de ensino básico e superior têm mais dificuldades. Embora existam muitos trabalhos relatando este problema, poucos auxiliam os educadores a diagnosticá-lo. Esta pesquisa propõe um método avaliativo para diagnosticar erros em
diagramações de meiose. Elaborou-se um método com base na observação e categorização das principais características e erros relatados na literatura sobre o processo da meiose, como na replicação, ploidia, segregação, etc. Com este método, foram analisadas 139 diagramações da
meiose resolvidas por estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas de uma disciplina optativa de ensino de genética. Verificou-se que 82,8% das diagramações apresentavam erros de representação de cromossomos replicados, locos e alelos, o que indica dificuldades dos estudantes
para compreender conceitos genéticos importantes. Consideramos que um esforço deve ser empreendido para se entender os percursos mentais de estudantes envolvidos na resolução desse tipo de tarefa, de modo a contribuir para os objetivos de aprendizagem de genética.

Publicado
2021-04-01