CONTRIBUIÇÕES DAS SEQUÊNCIAS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA
Contributions of research teaching sequences for scientific literacy in physical education practice
Resumo
Este estudo investigou as contribuições do desenvolvimento e da implementação das Sequências de Ensino por Investigação (SEI) para o exercício da alfabetização científica de professores em formação inicial. Teve por objetivos: identificar as possibilidades didáticas do desenvolvimento e da implementação das SEI num curso de formação de professores de Física; descrever as potencialidades das SEI para o processo de alfabetização científica de seus autores; evidenciar como esses professores de Física em formação significam suas experiências de desenvolvimento e implementação das SEI. O cenário de pesquisa foi o componente curricular Estágio Supervisionado 2, ofertado no segundo semestre de 2015 aos alunos do 6º período do curso de licenciatura em Física da UFAL. Trata-se de uma proposta analítica da experiência de um caso de natureza qualitativa, na qual foram analisados os diálogos construídos nos fóruns online, desenvolvidos no ambiente virtual Moodle, utilizado na disciplina, e no grupo focal realizado com os estagiários ao final da experiência. O percurso analítico
tomou por base os referenciais da Análise Sociológica do Discurso. Como resultados, constatou-se que o contínuo exercício do desenvolvimento e da implementação das SEI contribui significativamente para a alfabetização científica dos professores em formação inicial; que tal metodologia possibilita o contato direto do aluno com a linguagem da ciência, passando de uma experiência espontânea a uma experiência científica; que as explicações científicas precisam ser
construídas, desenvolvidas e validadas em espaços de investigação orientada.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.