DA COR PÚRPURA AO BLUE-JEANS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA CIÊNCIA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
From the purple color to the blue-jeans: a Historical approach to Science in the Multifunctional Resource Rooms
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar as potencialidades didáticas do uso da História da Ciência (HC) como material pedagógico a ser utilizado em Salas de Recurso Multifuncionais (SRM) para alunos com necessidade de atendimento especializado. O elemento histórico abordado foi a trajetória de desenvolvimento e uso do corante de cor púrpura (mauveína) que revolucionou o mercado têxtil e de corantes e, consequentemente, impulsionou o desenvolvimento científico e econômico das sociedades no passado. O material pedagógico foi confeccionado no formato de
Crônica Histórica para que fosse melhor aceito e vivenciado pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem. A eficácia da adoção do material foi investigada pela análise das produções textuais dos alunos, adotando-se como referencial a análise textual discursiva. Em síntese, tratou-se de
investigar concepções prévias dos alunos inseridos na SRM acerca da ciência e das disciplinas científicas vivenciadas em sala de aula e, através da aplicação e leitura da crônica histórica, aproximá-los ainda mais da natureza do processo científico. Os resultados apontam uma melhora por parte dos alunos na compreensão dos processos históricos e sociais da produção do conhecimento científico.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.