ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MÉDIA POR ALUNO NO ENEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE BELÉM-PARÁ

Analysis of the relationship between average by student in ENEM and science teaching in public institutions of high school in the city of Belém - Pará

  • M. F. Sousa
  • R. J.M. Cardoso
  • P. L. M. Rodrigues
  • Silvana Perez
Palavras-chave: Exames em larga escala, sistema de cotas, ensino de ciências, PCN, ENEM

Resumo

No ano de 1998, o Ministério da Educação passou a aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio, que funciona como um indicativo da qualidade da educação no país. Neste trabalho é proposta uma análise de como este exame dialoga com os diversos atores do próprio sistema educacional (técnicoadministrativos escolares, professores e estudantes) e influencia a dinâmica educacional brasileira, particularmente em Belém-Pará, que tem as menores pontuações em educação do Brasil. O trabalho consiste de uma pesquisa quanti-qualitativa em duas escolas de ensino médio de Belém-PA, que obtiveram bons resultados no exame no triênio 2012-2014. Foram analisados os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e aplicados questionários a alunos, professores e equipe técnica das duas instituições. Os resultados indicam que a implementação do sistema de cotas para entrada nas universidades, mais do que os documentos oficiais do governo, influenciou diretamente a prática dos docentes das escolas.

Publicado
2021-03-31