OS ESTUDOS DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA NO PROCESSO MOTIVACIONAL DOS ALUNOS

Case studies in science education and self-efficacy beliefs instruction in student motivational process

  • Ana Carla Borges Brito
  • Jonathan Barros Silva
  • Júlio César Castilho Razera
Palavras-chave: Autoeficácia, Motivação, Estudos de Caso

Resumo

Os estudos de caso são metodologias ativas de ensino. São pequenas histórias usadas para estimular o processo investigativo dos alunos. As crenças de autoeficácia estão inseridas na teoria social cognitiva de Albert Bandura. São julgamentos da própria capacidade para se alcançar alguns objetivos. As crenças de autoeficácia estão diretamente relacionadas com a motivação das pessoas. Este artigo relata uma experiência educacionalque teve como objetivo analisar a interface entre o uso de estudos de caso no ensino deCiênciase os processos motivacionais dos alunos, à luz das crenças de autoeficácia apresentadas na teoria de Bandura. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma sequência didática com a participação de 20 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionário do tipo Likert, produção autoral dos alunos e entrevista. Os resultados indicaram que os estudos de caso proporcionaram aspectos mais positivos do que negativos na motivação dos alunos. Houve mobilização favorável nos julgamentos de autoeficácia e nas capacidades cognitivas dos alunos no processo de resolução dos problemas.

Publicado
2021-03-19