FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO PARA O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

The continuing education of science teachers: in-service training in the use of problem-situations

  • Mara Elisângela Jappe Goi
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos
Palavras-chave: Formação de professores, Metodologia de Resolução de Problemas, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma ação universitária que acompanhou a trajetória de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo da proposta foi fornecer ao professor da Educação Básica subsídios para o trabalho com a metodologia de Resolução de Problemas, discutindo os aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da Resolução de Problemas. Apresentamos os problemas produzidos pelos professores em curso de formação, discutimos as suas fragilidades, como também as situações consideradas adequadas para serem utilizados na Educação Básica, pelos professores formadores. A investigação confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático.

Publicado
2020-11-03