DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO SOBRE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Ecological interaction game development and its application to biology teaching
Resumo
Em período de avanços tecnológicos, inúmeros atrativos digitais e interativos, há necessidade de que os professores aprimorem estratégias metodológicas para despertar o interesse e atenção de estudantes nas disciplinas, porém sem perder a consistência dos conteúdos. Este artigo relata a experiência da aplicação de um jogo sobre Interações Ecológicas, desenvolvido pelas autoras, para o ensino de Biologia. O objetivo foi verificar a validade da utilização de metodologias diferenciadas – neste caso específico, o jogo – na contribuição da aprendizagem escolar. Para analisar a eficácia do jogo, como reforço do conteúdo abordado, foi realizado um questionário pré-teste; seguido de aulas teórico-práticas e da aplicação do jogo com 77 alunos. Um pós-teste foi utilizado com o intuito de comparar se houve um melhor entendimento do conteúdo. Também, foi realizada uma avaliação do jogo por parte dos estudantes, como forma de analisar a eficácia no reforço do conteúdo e na dinâmica de aula. Foi possível observar, ao final da pesquisa, que o jogo auxiliou na compreensão e no reforço do conteúdo sobre interações ecológicas e que a dinâmica desenvolvida mostrou-se atraente e eficaz para os estudantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.