DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO SOBRE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Ecological interaction game development and its application to biology teaching

  • Pricila de Lara
  • Elizangela Cristina Bozza
  • Nives Fernanda Jarochynski
  • Tamara van Kaick
  • Letícia Knechtel Procopiak
Palavras-chave: Estratégias metodológicas, lúdico, aprendizagem, jogos

Resumo

Em período de avanços tecnológicos, inúmeros atrativos digitais e interativos, há necessidade de que os professores aprimorem estratégias metodológicas para despertar o interesse e atenção de estudantes nas disciplinas, porém sem perder a consistência dos conteúdos. Este artigo relata a experiência da aplicação de um jogo sobre Interações Ecológicas, desenvolvido pelas autoras, para o ensino de Biologia. O objetivo foi verificar a validade da utilização de metodologias diferenciadas – neste caso específico, o jogo – na contribuição da aprendizagem escolar. Para analisar a eficácia do jogo, como reforço do conteúdo abordado, foi realizado um questionário pré-teste; seguido de aulas teórico-práticas e da aplicação do jogo com 77 alunos. Um pós-teste foi utilizado com o intuito de comparar se houve um melhor entendimento do conteúdo. Também, foi realizada uma avaliação do jogo por parte dos estudantes, como forma de analisar a eficácia no reforço do conteúdo e na dinâmica de aula. Foi possível observar, ao final da pesquisa, que o jogo auxiliou na compreensão e no reforço do conteúdo sobre interações ecológicas e que a dinâmica desenvolvida mostrou-se atraente e eficaz para os estudantes.

Publicado
2020-11-03