MATERIAIS DIDÁTICOS DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA MUITO ALÉM DOS LIVROS: ENTRELAÇANDO OS SABERES NA GRADUAÇÃO
Didactic materials of cryptogrammic botany very beyond the books: transferring the knowledge in the graduation
Resumo
Este trabalho apresenta a utilização de herbários criptogâmicos, criados a partir de coletas em aulas de campo com enfoque no estudo das briófitas e pteridófitas, onde destaca-se a importância das aulas práticas e de campo, como estas influenciam na fixação do conteúdo. O estudo foi realizado através de coletas entre dezembro de 2009 e maio de 2015, em aulas práticas de campo com as turmas de disciplinas que abordam os respectivos grupos de plantas criptogâmicas, cujas atividades de ensino foram desenvolvidas no Laboratório Didático de Botânica localizado no Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com alunos da graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), abrangendo nove turmas englobando cerca de 180 alunos. As coletas para a confecção do herbário foram realizadas em todo o Estado da Paraíba evidenciando um misto vegetacional proporcionando aos alunos uma melhor aprendizagem. Com essas práticas, evidenciou-se um melhoramento no que diz respeito à fuga dos procedimentos tradicionais.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.