EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: PLANO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR PARA DEBATER INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO

Health Education at School: Action Plan for School to debate Sexually Transmissible Infections in Secondary Education

  • Athyla Caetano
  • Sidnei Quezada Meireles Leite
  • Caroline Azevedo Rosa
Palavras-chave: Educação em Saúde, Intervenção escolar, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Saúde Escolar, Educação em Ciências

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de estudar a execução de um Plano de Intervenção Escolar construído para abordar a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), cujos dados estatísticos da OMS e MS/Brasil indicam que representam um problema de saúde pública mais comum em todo o mundo, sobretudo no Brasil que vem crescendo sobremaneira o número de casos entre adolescentes e adultos jovens. Este trabalho trata de um relato de experiência, de natureza qualitativa descritiva, realizado a partir de um Plano de Intervenção Escolar em IST realizado com estudantes, com idades entre 14 e 21 anos, do Ensino Médio de uma escola de Piúma, Espírito Santo, Brasil. A intervenção escolar promoveu o aumento do interesse dos estudantes pela temática IST devido ao aumento da taxa de esclarecimento de dúvidas, solicitação de preservativos e submeterem-se aos testes rápidos para detecção de IST. Concluímos que a Intervenção Escolar foi fundamental para o processo de formação dos estudantes, promovendo criticidade e autonomia em suas escolhas. Acreditamos que este tipo de ação possa contribuir de forma importante para a redução de preconceitos e o número de novos casos de IST

Publicado
2020-11-03