DIALOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA

The dialogic method in teaching chemistry: reflections about an educational experience

  • Leidelaine Sérgio Peruce
  • Letícia Perucci de Lima
  • Thamires Lana e Silva
  • Kerley dos Santos Alves
  • Sheila Alves de Almeida
  • Maria Alzira Diniz Almeida
  • Ângela Leão Andrade
Palavras-chave: Docência, Dialogia, Construção de Conceitos

Resumo

Esse trabalho discute a aprendizagem de um tópico de Química a partir da cooperação entre estudantes de mesmo grau. Para isso, bolsistas do Ensino Médio foram selecionadas para ensinarem a estudantes de uma série anterior. Essa relação, menos formal do que a que ocorre entre professor e estudante, é abordada neste trabalho. Dentre as principais evidências, foi percebido que no decorrer das atividades as bolsistas tornaram-se protagonistas, ora assumindo o papel de líderes frente à elaboração dos materiais, ora de monitores, numa abordagem de ensino mais interativa e dialógica com estudantes de outras séries. O enriquecimento mútuo aconteceu de forma natural e amadurecida. Conclui-se que a horizontalidade das relações, a identidade entre os sujeitos que aprendem e apreendem na linguagem paralela entre bolsistas e estudantes levam a bons resultados de aprendizagem.

Publicado
2020-11-03