ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Integrated pedagogical strategies for the teaching of chemistry in youth and adults education (EJA)
Resumo
Este artigo descreve as contribuições de uma sequência didática baseada na resolução de problemas e uso de mapas conceituais aplicada no ensino de Química para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da intervenção em sala de aula foi promover a aprendizagem de diferentes conteúdos disciplinares de Química e avaliar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, por meio da elaboração de mapas conceituais produzidos antes e após a aplicação de uma sequência didática com o tema “óleos essenciais”. A experiência pedagógica envolveu as seguintes etapas: apresentação da situação problema, aulas expositivas dialogadas, atividades investigativas e experimentais diversas. Diante dos resultados, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia, demonstrados através da aquisição dos novos conhecimentos de Química manifestados pelos estudantes durante a elaboração dos mapas conceituais e dos textos produzidos. Além disso, a estratégia de aplicar a sequência didática articulada com os mapas conceituais facilitou progressivamente a aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos disciplinares. Inferimos, ainda, que a forma com que a sequência didática foi trabalhada, aliada com a construção dos mapas conceituais, revelou-se uma estratégia com aspectos relevantes para o ensino de Química na EJA.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.