O USO DA MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO

Mathematical use in mathematical modelling activities: a high school research

  • Ariane Cristina Laurentino
  • Bianca de Oliveira Martins
  • Bárbara N Palharini Alvim Sousa Robim
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira
Palavras-chave: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Currículo de Matemática, Ensino Médio

Resumo

Este artigo visa investigar o uso matemático feito por alunos do Ensino Médio no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. A pesquisa versa sobre atividades de modelagem matemática e o currículo de matemática e tem como objetivo geral investigar os caminhos, matemáticos ou não, utilizados por alunos do ensino médio em atividades de modelagem matemática. Dados foram coletados por meio da coleta dos registros escritos dos alunos, bem como de gravação em áudio. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa, a análise de dados foi feita com base na metodologia de análise de conteúdo. Os resultados sinalizam o uso de conceitos matemáticos prévios, dificuldades no uso de conceitos matemáticos associados ao currículo do Ensino Médio e como se dá o percurso dos alunos nas fases da modelagem matemática.

 
Publicado
2020-11-03