ÓPTICA GEOMÉTRICA SOB A LUZ DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Investigative Activities of Physics in Fundamental Teaching

  • Débora Oliveira dos Santos Instituto Federal do Amazonas – IFAM
  • José Galúcio Campos Instituto Federal do Amazonas – IFAM
Palavras-chave: Ensino de Física, Ensino por Investigação, Laboratório Aberto

Resumo

O presente artigo está baseado em um trabalho de pesquisa de monografia, inserido na perspectiva que investiga a aprendizagem de conceitos científicos em abordagens com enfoque no Ensino por investigação em Ciências. Realizamos uma discussão de natureza investigativa. Relatamos um estudo sobre uma intervenção referente ao tópico de Óptica, concebida para auxiliar as aprendizagens: desenvolvimento processual das atividades, participação ativa nas discussões, argumentação, reflexão e autonomia. A intervenção foi realizada em seis turmas, com 240 estudantes, do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Manaus. Abordamos uma análise preliminar dos dados obtidos com caráter qualitativo (com auxílio do Diário de Bordo produzido durante a aplicação da atividade). Os resultados apontam que a atividade investigativa, do modo como foi conduzida, possui potencial para favorecer o Ensino por Investigação e de tornar o estudante mais ativo no processo. 

Publicado
2018-08-03