A CIÊNCIA FORENSE COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Forensic science as an active methodology in science teaching
Resumo
Este trabalho teve por objetivo apresentar uma metodologia ativa para o ensino de Ciências baseada na Ciência Forense. As atividades foram separadas em módulos, objetivando a interdisciplinaridade do ensino e a interligação entre o conteúdo a ser ensinado e sua contextualização com a vida cotidiana dos discentes. Temas ligados à área de investigação forense, tais como, intervalo pós-morte, impressões digitais, pegadas, balística e manchas de sangue, foram abordados nos cinco módulos propostos. Os experimentos foram planejados de modo a utilizar reagentes simples, baratos e de fácil obtenção, para que desta forma possam ser reproduzidos por docentes e discentes de vários níveis de ensino. Formas de abordagem e integração dos conteúdos com as disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática também foram propostas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.