ESTUDANDO A FÍSICA DO EFEITO ESTUFA NO 9º ANO: UMA ABORDAGEM VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Studying physics of greenhouse in 9th year: approach aimed meaningful learning
Resumo
Neste trabalho são discutidos os resultados referentes à utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que aborda o tema Efeito Estufa que tem por objetivo discutir o conceito de energia no ensino fundamental. A unidade de ensino está baseada no uso de um laboratório virtual, disponibilizado pelo “Physics Education Technology” (PhET) e tem como embasamento teórico os estudos de Ausubel e Novak sobre Aprendizagem Significativa. As atividades foram realizadas ao longo do ano de 2014 em duas turmas do nono ano do ensino fundamental de um colégio da rede privada, localizado no município de Lavras, Minas Gerais. No entanto, este trabalho apresenta a análise dos dados referentes a apenas uma destas turmas. Esta análise, de caráter qualitativo, foi inspirada no Método de Análise de Conteúdo com o objetivo de compreender os significados trocados entre estudantes e professor. Os resultados da análise da unidade de ensino mostraram que a maioria dos estudantes compreendeu o efeito estufa bem como a maneira como ele influencia a temperatura do planeta.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.