UMA UNIDADE DE ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA SURDOS E OUVINTES
Teaching Unit of the Optical Geometrical for Deaf and Hearer
Resumo
Este trabalho é o resultado de pesquisa desenvolvida no Mestrado Nacional Profissional em Ensino (MNPEF) cujo produto educacional é uma unidade de ensino construída sob os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da taxonomia SOLO. Foi investigada a implementação de uma proposta de ensino de óptica geométrica, elaborada a partir do tema: os problemas de visão e as lentes corretoras. Esta proposta foi construída com base nos preceitos da educação inclusiva, e teve como origem a melhoraria da prática pedagógica, desenvolver e descrever uma metodologia adequada ao ensino de alunos surdos de física. Com base nos resultados obtidos ao longo de nove aulas, é possível concluir que a unidade de ensino, baseada na experimentação como metodologia inclusiva, possibilitou a aprendizagem de conceitos da óptica geométrica e demonstrou-se como uma estratégia de ensino eficaz. Identificamos como especificidades para a aprendizagem sobre o tema, no contexto da educação inclusiva para surdos, a metodologia embasada na cultura visual dos surdos, a parceria com o tradutor/intérprete e o desenvolvimento de uma unidade de ensino que valorize a identidade cultural do surdo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.