ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE QUÍMICA PARA UMA TURMA INCLUSIVA COM UM ESTUDANTE CEGO: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO CONTEXTO

Experimental chemistry activity for an inclusive classroom with a blind student: the importance of context study

  • Nayara Nogueira Soares Marra
  • Regina Célia Passos Ribeiro de Campos
  • Nilma Soares da Silva
  • Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
Palavras-chave: inclusão escolar, ensino de Química, experimentação, interação

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns tem sido um grande desafio para a educação brasileira. A falta de formação e a integração com os profissionais especializados faz com que muitos professores se sintam despreparados para lecionar em turmas em que há alunos com necessidades educacionais especiais. O ensino de Química, em que muitos conceitos e transformações são compreendidos através de informações visuais, pode ser pouco inclusivo nas classes em que estudam estudantes cegos ou com baixa visão. Considerando esta realidade, o presente estudo se propôs a elaborar uma atividade experimental para uma turma do primeiro ano do ensino médio em que há um aluno cego. Os objetivos da atividade foram promover a interação e o aprendizado dos estudantes por meio do ensino inclusivo da Química, valorizando as habilidades do aluno com deficiência visual e as demandas e singularidades da escola. Os resultados obtidos indicaram que um experimento simples, com algumas adaptações, pôde auxiliar muito no aprendizado e na interação da turma como um todo, gerando um aumento da confiança do estudante cego e a abertura do professor a novas estratégias e dinâmicas de aula a fim de melhorar o processo inclusivo na prática educacional.

Publicado
2020-10-28