ENTRE O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO: DESAFIOS DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA ENSINAR ELETROSTÁTICA
Planning and executing: the challenges of a historical approach to teach electrostatics
Resumo
Pesquisas na área de história da ciência e ensino de ciências têm focado na elaboração de propostas educacionais com abordagem histórica, alegando o desenvolvimento de competências argumentativas. No mesmo sentido, pesquisas educacionais têm enfatizado a importância da abordagem problematizadora para superar um processo de ensino e aprendizagem mecânicos. Entretanto, a prática do professor em sala de aula utilizando estas duas abordagens ainda se encontra sem aprofundamento na pesquisa educacional. Neste trabalho, apresentamos o planejamento de uma proposta baseada nas abordagens histórica e problematizadora e sua execução no 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública. O episódio histórico escolhido – o eletróforo de Volta – incluiu conceitos de eletrostática e atividades experimentais. Apesar dos esforços para o planejamento da atividade usando referenciais teóricos adequados para a situação, a prática em sala de aula mostrou que a execução requer bem mais do que intenções teóricas. Como resultado da execução, concluímos que estudantes e professores em formação ainda não estão preparados para lidar com uma abordagem investigativa que reforça questionamentos. O processo de preparação para este tipo de atividade envolve uma mudança cultural no papel do estudante e do professor em sala de aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.