SERPENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA

Snakes in the Context of Basic Education: environmental sensitizing in a public school in Paraíba

  • Bruna Elizabeth Silva de Pontes
  • Cássio Rachid Meireles de Almeida Simões
  • Gustavo Henrique Calazans Vieira
  • Francisco José Pegado Abílio
Palavras-chave: Serpentes, Educação Ambiental, Ensino Fundamental II

Resumo

A falta de conhecimento sobre as serpentes atrelada a elementos enraizados na cultura popular pode acarretar em um declínio destes animais, afetando o equilíbrio ecológico e, consequentemente, a sociedade. Sendo assim, investir em ações de Educação Ambiental como estratégia de sensibilização é de suma importância para o conhecimento e conservação dessa biodiversidade. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os ofídios e como estes foram reconstruídos após as vivências educativas em sala de aula. O estudo foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola da rede pública da cidade de João Pessoa – PB, utilizando como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e quantitativa e os pressupostos da Pesquisa Participante. Identificamos após as abordagens, uma melhor compreensão dos discentes acerca da importância das serpentes.

Publicado
2020-10-28