SERPENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA
Snakes in the Context of Basic Education: environmental sensitizing in a public school in Paraíba
Resumo
A falta de conhecimento sobre as serpentes atrelada a elementos enraizados na cultura popular pode acarretar em um declínio destes animais, afetando o equilíbrio ecológico e, consequentemente, a sociedade. Sendo assim, investir em ações de Educação Ambiental como estratégia de sensibilização é de suma importância para o conhecimento e conservação dessa biodiversidade. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os ofídios e como estes foram reconstruídos após as vivências educativas em sala de aula. O estudo foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola da rede pública da cidade de João Pessoa – PB, utilizando como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e quantitativa e os pressupostos da Pesquisa Participante. Identificamos após as abordagens, uma melhor compreensão dos discentes acerca da importância das serpentes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.