O EXPERIMENTO DO CONE DUPLO NO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA
The Experiment of The Double Cone in High School: an exploratory research
Resumo
Objetivamos compreender de maneira exploratória os limites e as potencialidades do experimento do cone duplo enquanto recurso didático para a abordagem de conceitos físicos e móbile para a mobilização de estudantes do ensino médio para o estudo da Física. Para isso, construímos o experimento com materiais de baixo custo e o utilizamos no escopo de uma proposta didática focada no conceito de centro de massa. As informações foram coletadas junto a estudantes do ensino médio por meio de um questionário escrito e da observação em sala de aula. Antes da intervenção do professor, embora os estudantes tenham atribuído a movimentação descendente do cone duplo na rampa à força gravitacional, em geral, eles não foram capazes de associar seu movimento ascendente ao conceito de centro de massa. Já após a explicação do professor, os estudantes parecem ter compreendido que é o movimento do centro de massa que deve ser avaliado para explicar a movimentação do cone como um todo. Foi possível notar também que o experimento funcionou como móbile da mobilização dos estudantes, fomentando seus interesses em relação ao entendimento dos motivos que explicam o que estavam observando.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.