ENSINO DE ZOOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES EM ESCOLA DE ENSINO BÁSICO SOBRE FAUNA EDÁFICA

The Teaching of Zoology: Perception of Students and Teachers in a High School about Edaphic Fauna

  • Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira
  • Janete Diane Nogueira Paranhos
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Invertebrados do Solo, Metodologias

Resumo

A fauna edáfica compreende animais invertebrados que vivem ou passam uma ou mais fases de desenvolvimento no solo e participa de processos imprescindíveis para a sustentabilidade dos ecossistemas e vida no Planeta, porém, muitas vezes os conteúdos são estudados em Zoologia de forma geral. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção sobre a abordagem dos assuntos relacionados à fauna edáfica nas aulas de Biologia, por alunos e professores do 3° ano do ensino médio. A pesquisa está inserida em uma abordagem qualitativa, de acordo com Bogdan & Biklen (1999), sendo utilizados questionários semiestruturados e os registros em diário de bordo, para obtenção de dados. A mesma foi realizada em uma escola pública da cidade de Teresina, PI, com 34 alunos e quatro professores de Biologia. Verificou-se que os filos Platyhelminthes, Chordata e Nematoda encontram-se entre os mais difíceis na aprendizagem, segundo os alunos, devido à presença de vários termos, características e ausência de aulas práticas. Segundo os docentes, é preciso inserir atividades práticas, logo que o estudo da fauna edáfica possui grande relevância e, ainda, a necessidade de uma abordagem interdisciplinar, sugerindo maiores ganhos na aprendizagem. Diante disso, a fauna edáfica abre um leque de oportunidades para a abrangência de novas formas de abordagens dentro da Biologia.

Publicado
2020-10-26