PROPOSTA DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA FOCADA NA LEITURA DE TEXTOS E NO JOGO DE SETE ERROS QUÍMICOS PARA O ENSINO DO NÍVEL REPRESENTACIONAL DE QUÍMICA ORGÂNICA

Proposal of a didatic sequence focused on reading texts and seven chemical errors game for teaching of organic chemistry representational level

  • Edemar Benedetti Filho
  • Luzia Pires dos Santos Benedetti
  • Antonio Rogério Fiorucci
  • Jonas da Silva Mota
  • Edimara Cantú de Pinho
Palavras-chave: leitura, atividade lúdica, compostos orgânicos

Resumo

Devido a pesquisas apontarem dificuldades de aprendizagem de conteúdos de química orgânica apresentadas por alunos do ensino médio, uma sequencia didática foi desenvolvida utilizando de textos e jogo de passatempo para facilitar a aprendizagem dos alunos através de uma aula diferenciada. O jogo proposto foi uma versão adaptada do conhecido jogo dos sete erros. Os textos forneciam informações de moléculas relacionadas ao cotidiano e pistas sobre eventuais erros nas fórmulas estruturais das moléculas. A leitura dos textos discutindo fatos do cotidiano e conceitos científicos pelos alunos os levou a fazerem questionamentos para tirarem suas dúvidas possibilitando uma ação mediadora da professora em atuação na atividade. A partir dos instrumentos de coleta de dados, conclui-se que a atividade contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à leitura e escrita pelos alunos como traduzir a linguagem discursiva em linguagem química simbólica (fórmulas estruturais). Devido ao viez lúdico da sequencia e das características dos textos favorecendo um ensino voltado ao cotidiano, a atividade promoveu uma melhora na relação aluno-aluno e aluno-professor, ajudando a desmistificar a visão que a Química é uma disciplina desconexa do cotidiano do aluno.

Publicado
2020-10-26