PROJETO TONS DA TERRA: ENSINANDO CIÊNCIAS E QUÍMICA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE TINTA DE TERRA AMAZÔNICA
Shades of earth project: teaching sciences and chemistry through the amazonian earth production
Resumo
Há conhecimentos de química em diversas atividades do dia a dia. Entretanto, dificuldades na assimilação desses conhecimentos provocam reprovações na disciplina de química, tanto no Ensino Médio como no Ensino Superior. Diante da reprovação, ocorre a desmotivação e, consequentemente, a evasão escolar. Pensando nisso, estudantes do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) durante a disciplina Estágio Supervisionado, desenvolveram uma nova metodologia de ensino com alunos do Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas na cidade de Manaus – Amazonas, através do Projeto Tons da Terra, que tinha como um dos objetivos fabricar tinta ecológica e de baixo custo a partir dos solos da Amazônia, resgatando uma atividade indígena milenar. Na fabricação de tintas, foram evidenciados aspectos das ciências químicas e de outras como as ciências da terra. O projeto também propiciou o desenvolvimento de projetos de extensão e iniciação científica dos estudantes de licenciatura participantes, sendo tema de monografias em áreas diversas do conhecimento voltados à Escola Básica. Os estudantes de licenciatura trataram de conhecimentos sobre a origem, a formação e a química dos solos e os processos químicos envolvidos na produção de tintas, desenvolvendo uma prática de ensino multidisciplinar. Os conhecimentos foram construídos pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio de maneira suave e lúdica. A química deixou de ser uma disciplina difícil e temida e o aprendizado foi efetivo no contexto das atividades realizadas no projeto.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.