PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DAS FRUTAS PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE CITOLOGIA
Practices in Science Teaching: Use of Fruits to Contextualize the Cytology Teaching
Resumo
Observando o ensino do tema citologia, surgiu à necessidade de trabalhar com a contextualização em sala de aula. Frente a este problema elaborou-se uma ação com objetivo de apresentar uma experiência no ensino de citologia, através da relação entre frutas e a estrutura celular, a partir de um seminário. Para dar sentido a esta proposta foi utilizada a metodologia do Arco de Maguerez, que pressupõe uma ação para análise do que sabemos, mediante uma reflexão, acabando com outra ação, propondo pensamento crítico e reflexivo. Desta forma, notou-se que os educandos se engajaram na atividade, percebendo-se uma mudança significativa em suas concepções. Assim, nota-se que aulas experimentais auxiliam a motivar e complementar o ensino de ciências.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.