ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA DE CIÊNCIAS MEDIADA POR UMA ANALOGIA ENTRE UMA CÉLULA EUCARIONTE E O FUNCIONAMENTO DE UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Analysis of a science teaching activity mediated by an analogy between an eukaryotic cell and the functioning of a chemical laboratory
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar as implicações de uma atividade didática com caráter diagnóstico, baseada em uma analogia estabelecida entre uma célula animal e o funcionamento de um laboratório de Química. Essa análise foi conduzida com base na Teoria do Mapeamento Estrutural de Dedre Gentner. A atividade tinha como propósito diagnosticar o conhecimento de estudantes a respeito da morfologia e funcionamento de células eucariontes. Para isso, a atividade foi estruturada a partir de uma comparação entre aspectos conceituais das células e questões ligadas ao funcionamento de laboratórios. Os resultados mostraram que os estudantes conhecem bem os domínios alvo e base e perceberam similaridades entre o funcionamento de um laboratório e uma célula. Eles estabeleceram correspondências entre relações existentes em cada domínio, além de correspondências entre atributos. Contudo, a análise das respostas evidenciou que as correspondências foram estabelecidas, predominantemente, entre atributos e relações de primeira ordem. Além disso, os estudantes afirmaram que a comparação proposta auxiliou no entendimento dos conceitos do domínio alvo. A teoria utilizada nos permitiu perceber o nível de enriquecimento que pode ser explorado nessa analogia por um professor, tendo em vista o grau de sofisticação da comparação que estruturou a atividade.
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