SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A ABORDAGEM DE CINÉTICA QUÍMICA
Sequence teaching based on solving problems for learning chemical kinetics
Resumo
Este trabalho objetiva analisar as possíveis contribuições de uma sequência didática baseada na abordagem de ensino por resolução de problemas para a aprendizagem dos estudantes sobre Cinética Química. Para isso foi aplicada uma sequência sobre a temática Cinética Química e Conservação de Alimentos a dezenove alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola pública de Recife-PE. O presente estudo é de natureza qualitativa, constando dos procedimentos metodológicos: 1) levantamento bibliográfico, 2) elaboração de uma sequência didática, 3) aplicação da sequência didática em sala de aula e 4) análise do desenvolvimento da sequência didática. Para realizar a análise dos dados foram estabelecidas as seguintes categorias: fenomenológica, teórica e representacional. Os resultados apontam que os estudantes apresentaram um melhor nível de compreensão sobre conteúdos relacionados à cinética química, o qual avançou da dimensão fenomenológica para a teórica e na integração dessas duas dimensões.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.