SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A ABORDAGEM DE CINÉTICA QUÍMICA

Sequence teaching based on solving problems for learning chemical kinetics

  • Amanda Maria Vieira Mendes Sales
  • Verônica Tavares Santos Batinga
Palavras-chave: Resolução de problemas, cinética química, ensino médio

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as possíveis contribuições de uma sequência didática baseada na abordagem de ensino por resolução de problemas para a aprendizagem dos estudantes sobre Cinética Química. Para isso foi aplicada uma sequência sobre a temática Cinética Química e Conservação de Alimentos a dezenove alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola pública de Recife-PE. O presente estudo é de natureza qualitativa, constando dos procedimentos metodológicos: 1) levantamento bibliográfico, 2) elaboração de uma sequência didática, 3) aplicação da sequência didática em sala de aula e 4) análise do desenvolvimento da sequência didática. Para realizar a análise dos dados foram estabelecidas as seguintes categorias: fenomenológica, teórica e representacional. Os resultados apontam que os estudantes apresentaram um melhor nível de compreensão sobre conteúdos relacionados à cinética química, o qual avançou da dimensão fenomenológica para a teórica e na integração dessas duas dimensões.

Publicado
2020-10-26