EVIDENCIANDO AS APTIDÕES COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA DE ESTUDANTES COM BAIXO RENDIMENTO EM MATEMÁTICA
Evidentiary cognitive skills in learning physics of students with low achievement in Mathematics
Resumo
São notórias as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no estudo das Ciências Exatas, principalmente a Física, no que diz respeito ao uso da Matemática como fator relevante no processo de aprendizagem da Ciência em questão. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar que o pouco domínio da Matemática, nem sempre, rotula o aluno com baixo conhecimento em Física. Foi feita uma pesquisa de campo em quatro escolas da rede pública de ensino do município de Santana no estado do Amapá, com alunos do 2° ano do Ensino Médio. Para apropriação dos dados foi aplicado um questionário contendo três questões de natureza aberta sobre o conteúdo de Calorimetria. Quanto à abordagem da pesquisa, tratou-se de um estudo de natureza Qualitativa, nesta, para a reflexão teórica dos dados encontrados foi utilizada a técnica Análise Textual Discursiva, com o estabelecimento de Categorias de Análises. Assim, notou-se que a
maioria dos alunos demonstraram conhecimentos acerca dos fenômenos físicos, apesar de que tiveram dificuldades com a aplicação da Matemática na aprendizagem de Física.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.