APRENDENDO OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ISOMERIA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE LÚDICA

Learning the fundamental concepts of isomerism based on a ludic activity

  • José Ossian Gadelha de Lima
  • Jessica Rodrigues Sousa
Palavras-chave: Lúdico, Ensino de Química, Jogos, Brincadeira

Resumo

Pesquisas têm salientado que o lúdico pode oferecer condições de melhorar o aprendizado da Química na Escola Básica, pois possibilita ao educando vivenciar situações-problemas a partir do desenvolvimento de jogos e brincadeira. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da aplicação de uma atividade lúdica no estudo dos conceitos fundamentais da Isomeria Constitucional por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A atividade constitui-se na montagem de moléculas pelos estudantes, utilizando materiais simples e de fácil aquisição: massa de modelar e “palitos de dente”. Algumas questões foram respondidas pelos 22 alunos participantes para avaliar os resultados da aula. As respostas dos alunos salientaram a importância do lúdico para a aprendizagem de isomeria e confirmaram que essa metodologia é capaz de despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo ensinado. O experimento mostrou que o aspecto lúdico e cognitivo presente nos jogos são importantes estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Química, principalmente ao tratar dos conceitos abstratos e complexos que permeiam os conteúdos da disciplina.

 
Publicado
2020-10-26