ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA SANITÁRIA EM UM CURSO ENGENHARIA CIVIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Strategies used for sanitary chemical laboratory teaching in a civil engineering course: challenges and opportunities
Resumo
O objetivo foi desenvolver atividades alternativas ao ensino “tradicional”, para a disciplina Laboratório de Química Sanitária, em um curso de Engenharia Civil atendendo às preferências ensino/aprendizagem/avaliação dos alunos, valorizando o bom relacionamento professor/aluno e aluno/aluno. Trata-se de um estudo de caso, abordado com metodologia descritivo-exploratória, de natureza qualitativa. No início do semestre letivo foi utilizado um questionário sobre as preferências dos alunos em relação às possíveis atividades de ensino. A partir das respostas foram planejadas atividades para serem utilizadas em complementação aos experimentos realizados em cada aula, de acordo com a ementa da disciplina. Ao final foi utilizado questionário de avaliação. Os resultados evidenciaram que escutar previamente os alunos, planejar as atividades de acordo com suas expectativas e buscar um bom relacionamento no laboratório são práticas eficazes no processo ensino/aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.