A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS E O USO DE REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

The use of investigative and experimental activities using representations in teaching chemical kinetics

  • Natany Dayani de Souza Assai
  • Leila Inês Follmann Freire
Palavras-chave: Cinética Química, modelos mentais, sequência didática, ensino por investigação

Resumo

Baseado na dificuldade dos alunos compreenderem que a velocidade de uma reação pode ser influenciada por diversos fatores além do que são capazes de visualizar, se limitando a desenhar o aspecto macroscópico dos sistemas; apresentamos neste artigo, a proposição, o desenvolvimento e análise de uma sequência didática fundamentada em atividades experimentais investigativas e no uso de representações para o conceito de Cinética Química. A coleta de dados foi realizada com 58 alunos do 2° ano do Ensino Médio de um colégio público da cidade de Ponta Grossa, localizada no interior do Paraná. Os resultados desta pesquisa mostraram que o ensino por investigação e a construção de modelos explicativos para a aprendizagem dos fatores que alteram a velocidade das reações utilizando diferentes abordagens metodológicas contribuíram para que os alunos conseguissem abstrair o nível representacional e microscópico na proposição de explicações para os fenômenos estudados.

Publicado
2020-10-26