ESTRATÉGIA METACOGNITIVA PARA REPENSAR E RECONHECER CONCEITOS EM LIGAÇÃO IÔNICA
Metacognitive strategy to rethink and recognize concepts on ionic bonding
Resumo
Este artigo tem como objetivo específico investigar em que medida a estratégia metacognitiva pode possibilitar a reconstrução das ideias de estudantes universitários acerca de suas concepções alternativas sobre ligação iônica, isto é, se eles conseguem retomar alguns conceitos deste assunto e aprimorá-los com autonomia e autorregulação. O tema de ligação iônica foi escolhido para este trabalho justamente por ser considerado de difícil compreensão para os estudantes e permeado por concepções alternativas que persistem mesmo depois de muito tempo de sua aprendizagem. Participaram desta investigação nove estudantes de um curso de licenciatura em Química de uma universidade pública paulista, para os quais foi aplicada uma sequência de ensino-aprendizagem envolvendo o tema de ligações iônicas, com a utilização de uma estratégia metacognitiva. Registro audiovisual, desenhos e entrevistas semiestruturadas foram utilizados para as análises. A estratégia revelou-se eficiente na reconstrução das ideias iniciais dos alunos, na medida em que foi possível observar o reposicionamento dos conceitos químicos envolvidos resultante do monitoramento e autorregulação dos grupos durante a atividade. Recomenda-se o aprofundamento das pesquisas no campo da metacognição no sentido de observar suas limitações e tentar superá-las.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.