AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ERRO CONSTRUTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA
Learning assessment and constructive error in chemical teaching
Resumo
O presente trabalho promove uma reflexão sobre o papel do erro do aluno na avaliação escolar, com ênfase no Ensino de Química. Inicialmente é realizada uma abordagem do contexto avaliativo, salientando seu caráter pedagógico e político. Em seguida, é levantada a questão específica do erro na avaliação escolar ao longo da história do processo educativo, demonstrando o quanto este gerou inúmeras violências dentro do âmbito escolar. Posteriormente, os novos paradigmas sobre o erro são referendados, mostrando que este pode ser um poderoso indicador do estágio em que o aluno se encontra, servindo para a reorientação da prática docente. Segundo as literaturas pesquisadas, os professores de Química já apresentam uma visão mais positiva do erro, reconhecendo-o como parte do processo de aprendizagem e regulador da prática pedagógica. Porém, muitos ainda encontram-se presos às práticas tradicionais, de quantificação e punição, devido ao sistema de ensino no qual se encontram submetidos.
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