AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ERRO CONSTRUTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA

Learning assessment and constructive error in chemical teaching

  • Ana Regina Dalmaschio Carrijo
  • Ana Nery Furlan Mendes

Abstract

O presente trabalho promove uma reflexão sobre o papel do erro do aluno na avaliação escolar, com ênfase no Ensino de Química. Inicialmente é realizada uma abordagem do contexto avaliativo, salientando seu caráter pedagógico e político. Em seguida, é levantada a questão específica do erro na avaliação escolar ao longo da história do processo educativo, demonstrando o quanto este gerou inúmeras violências dentro do âmbito escolar. Posteriormente, os novos paradigmas sobre o erro são referendados, mostrando que este pode ser um poderoso indicador do estágio em que o aluno se encontra, servindo para a reorientação da prática docente. Segundo as literaturas pesquisadas, os professores de Química já apresentam uma visão mais positiva do erro, reconhecendo-o como parte do processo de aprendizagem e regulador da prática pedagógica. Porém, muitos ainda encontram-se presos às práticas tradicionais, de quantificação e punição, devido ao sistema de ensino no qual se encontram submetidos.

Published
2020-10-26