MÓBILES ATÔMICOS: UMA PERCEPÇÃO ATÔMICA ATRAVÉS DOS FILTROS DOS SONHOS
Atomic Mobiles: An Atomic Perception through Dream Catchers
Resumo
Visando as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da temática modelos atômicos, no Ensino Médio, este trabalho objetivou auxiliar os alunos na construção, visualização e aplicação dos conhecimentos que envolvem a teoria atômica fazendo uso da confecção dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, de forma lúdica, através dos filtros dos sonhos. Como método de avaliação, foram aplicados questionários com questões objetivas e discursivas, buscando avaliar as concepções prévias dos alunos e sua evolução após a aplicação do recurso didático. Este estudo se mostrou significativo, uma vez que, demonstra de forma prática quais as dificuldades e percepções que o aluno possui a respeito dos conceitos químicos envolvidos no entendimento da estrutura da matéria. Também ficou claro que quando o aluno desenvolve seu próprio modelo, embasado em suas percepções do que viria a ser o átomo, a aprendizagem dos conceitos químicos se torna mais eficaz.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.