MÓBILES ATÔMICOS: UMA PERCEPÇÃO ATÔMICA ATRAVÉS DOS FILTROS DOS SONHOS

Atomic Mobiles: An Atomic Perception through Dream Catchers

  • Vandressa Alves
  • Edivando Alves
Palavras-chave: Ensino de química, experimentação, filtro dos sonhos, modelos atômicos

Resumo

Visando as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da temática modelos atômicos, no Ensino Médio, este trabalho objetivou auxiliar os alunos na construção, visualização e aplicação dos conhecimentos que envolvem a teoria atômica fazendo uso da confecção dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, de forma lúdica, através dos filtros dos sonhos. Como método de avaliação, foram aplicados questionários com questões objetivas e discursivas, buscando avaliar as concepções prévias dos alunos e sua evolução após a aplicação do recurso didático. Este estudo se mostrou significativo, uma vez que, demonstra de forma prática quais as dificuldades e percepções que o aluno possui a respeito dos conceitos químicos envolvidos no entendimento da estrutura da matéria. Também ficou claro que quando o aluno desenvolve seu próprio modelo, embasado em suas percepções do que viria a ser o átomo, a aprendizagem dos conceitos químicos se torna mais eficaz.

Publicado
2020-10-26