A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA PARA DISCENTE CEGO: PRODUTOS DE UM PROJETO PROBIC-JR
The Development of Materials for The Teaching of Atomic Models and Electronic Distribution for Blind Students: Products of a Probic-Jr Project
Resumo
O presente artigo tem por objetivo mostrar e discutir materiais táteis para o ensino de modelos atômicos e de distribuição eletrônica para alunos cegos. Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados na educação básica, num contexto inclusivo, no qual alunos cegos ou de baixa visão bem como alunos videntes, podem interagir com os materiais, estimulando a aprendizagem. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e utilizamos de gravações com posterior transcrição do áudio para análise dos resultados. Os resultados nos mostram que os materiais táteis criados foram úteis para a aprendizagem de conteúdos químicos pelo aprendiz cego, que se mostrou favorável à sua utilização por demais deficientes visuais. Acreditamos que esses materiais, por serem de baixo custo, podem ser reproduzidos e empregados por docentes de química da educação básica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.