AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS SOBRE A APRENDIZAGEM DAS LEIS DE MENDEL ENFRENTADOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Difficulties and challenges on learning Mendel laws for high school studentsDifficulties and challenges on learning Mendel laws for high school students

  • Carla Karoline Gomes Dutra Borges
  • Cirlande Cabral da Silva
  • Andreza Rayane Holanda Reis
Palavras-chave: Leis de Mendel, Análise de Conteúdo, Ensino de Genética

Resumo

Através das Leis de Mendel vários mecanismos genéticos foram descobertos e várias doenças genéticas foram elucidadas. Para a realização dessa pesquisa, convidamos 6 (seis) alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) para responderem sobre suas dificuldades na assimilação das Leis de Mendel. Para isso, utilizamos como instrumentos de coleta de dados observação, questionários e entrevistas. Os dados obtidos foram analisados à luz da Análise de Conteúdo que nos revelou três categorias de análise, que são: a dificuldade na assimilação dos conceitos relacionados às Leis de Mendel; ausência do desenvolvimento de aulas dinâmicas por meio de materiais didáticos e as dificuldades nos cálculos matemáticos expressivos sobre o quadro de Punnett. Percebemos que cada categoria encontrada nesse trabalho está ligada diretamente ao ensino de genética e às Leis de Mendel, revelando as maiores dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio no que diz respeito à aprendizagem dessas leis.

Publicado
2020-10-23